terça-feira, 30 de setembro de 2008

Campeonato


Onde e quando a atividade foi feita

Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente – 30/09/2008

Quem participou do encontro
As crianças da instituição e a voluntária Carolina.

Para quê a atividade

Como todas as crianças se encontravam muito dispersas e muito brigonas, resolvi fazer um campeonato para deixar as crianças mais calmas e unidas.

O que aconteceu
Todas as crianças se reuniram e se dividiram em duplas. O campeonato ocorreu na mesa de sinuca, na brincadeira quem perdesse ia ficando de fora até encontrar a dupla campeã.

O que alcançaram
Consegui que as crianças se comportassem, que elas criassem o espírito esportivo e que aprendessem a trabalhar em equipe.

Avaliação

Foi muito interessante, pois pude notar que as crianças necessitavam apenas de um incentivo para pudessem demonstrar seu verdadeiro potencial. Apesar de algumas vezes ter notado um grande nervosismo de algumas crianças que perderam, notei também que apesar de terem perdido se acostumaram com a idéia e passaram a torcer por seus amigos.



Atendendo aos pedidos


Onde e quando a atividade foi feita.
A atividade foi realizada na Casa de apoio a criança e ao Adolescente no dia 30/09 na terça feira.

Quem participou do encontro
Participaram desse encontro a voluntária Jaciene junto com os alunos e funcionários.

Para quê a atividade
A atividade foi realizada com intuito de auxiliar as crianças da casa de apoio, assim como estar auxiliando as funcionárias do local.

O que aconteceu
Nesse dia fiquei encarregada de fazer vários tipos de desenhos para bordar em camisas que as próprias crianças exercerão essa atividade em estar bordando, algo muito bacana; fiz desenhos para as crianças estarem colorindo; as crianças também fizeram seus próprios desenhos; as ajudei nos para casas e por fim brincamos.

O que alcançaram
A atenção de muitas crianças, um entendimento cada vez melhor em relação na realização dos para casas, cada vez me aproximo mais das professoras voluntárias e todas são pessoas bastante simples com um grande coração, amores de pessoa.

Avaliação
Obtemos com esse dia um grande aproveitamento. Com certeza essa iniciativa em estar bordando nas camisas, será um incentivo a mais para as crianças, estando desenvolvendo atividades facéis mas que compensam bastante pela beleza e pelo trabalho interessante que é. Brincamos muito e procuro estar me aproximando sempre das crianças, para ter um bom relacionamento com elas. Existem algumas crianças muito agitadas e muitas vezes se mostram indisciplinadas, mas grande parte delas já estão começando a entender a questão da disciplina e com o passar do tempo as crianças vão entendendo melhor o nosso trabalho e assim criando respeito.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Visita à instituição



Onde e quando a atividade foi feita.
Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente – 29/09/2008

Quem participou do encontro
Funcionários, as crianças da instituição e a voluntária Mayra.

Para quê a atividade
Ajuda nas atividades da instituição.

O que aconteceu
Ao chegar ao local, brinquei um pouco com as crianças, e fomos fazer as atividades escolares.

O que alcançaram
A ajuda na hora dos estudos é fundamental para essas crianças, que muitas vezes não contam com esse tipo de ajuda em suas casas.

Avaliação
Ganhar a confiança de todos na instituição é muito gratificante, e vemos o quanto esse trabalho está sendo bom para as crianças, que sentem à vontade quando estamos por perto.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Visita na parte da manhã


Onde e quando a atividade foi feita.
Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente – 24/09/2008

Quem participou do encontro
Funcionários, as crianças da instituição e a voluntária Mayra.

Para quê a atividade
Conhecer as crianças do turno da manhã.

O que aconteceu
Ao chegar ao local, brinquei um pouco com as crianças, e começamos a organizá-las para ir para escola. Primeiramente elas foram colocar os uniformes, quando todos estavam arrumados o almoço foi servido. Ele tem horário certo, assim como todas as atividades da instituição. Às 11horas, oramos, as crianças do turno da manhã almoçaram e eu ajudei a servi-las. Depois as crianças do turno da tarde começaram a chegar e repetimos o processo. Por fim eu e a voluntária Lúcia, arrumamos a cozinha.

O que alcançaram
Pude perceber o carinho das crianças com as voluntárias do local, fiquei feliz em ver como elas se alimentam bem na instituição.

Avaliação
Foi um dos dias mais produtivos, até agora. É muito interessante trabalhar na instituição, estamos apreendendo muito. Temos certeza que fizemos uma excelente escolha ao escolher a IACA para realizar esse trabalho.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Monitoria das crianças

Onde e quando a atividade foi feita.
Instituto de Apoio a Criança e ao Adolescente – 18/09/2008

Quem participou do encontro

Funcionários, as crianças da instituição e a voluntária Mayra.

Para quê a atividade
Ajudar a manter a organização enquanto a professora foi levar as crianças menores à escola.

O que aconteceu
Após o almoço, as crianças brincam durante uma hora, e após isso começam a fazer os exercícios escolares. A voluntária Mayra ficou os ajudando nas mesmas até as 14horas.

O que alcançaram
A organização do local e concentração nas atividades.

Avaliação
Todos colaboraram para o desenvolvimento, as crianças já estão acostumadas conosco e já nos respeitam. Da mesma forma o nosso relacionamento com elas está se fortalecendo, estamos criando a cada dia um carinho e uma amizade maior com todos do lugar.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dia interessante

Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 16/09 numa terça-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Jaciene Flávia e Lucas Luiz, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
-Tivemos como finalidade com as atividades de hoje, que as crianças pudessem aproveitar mais o dia com aprendizado e brincadeiras.
O que aconteceu
- Hoje acontecerem vários tipos de atividades como: deveres escolares, brincadeiras com massinhas, desenhos foram feitos pelos voluntários e as crianças aproveitaram para colorir os mesmo, jogos de totó...
O que alcançaram
- Alcançamos à atenção e interesse de todos, pois todos estavam participando das atividades e todos realizaram seus deveres escolares mais centrados. As crianças ficaram mais empolgadas e pediram para que mais atividades interessantes fossem repetidas.
Avaliação
- O dia de hoje foi bem proveitoso. Utilizamos ao máximo dos materiais disponíveis e ate criamos as massinhas com a Prof. Vaneide. O problema que encontramos é a falta de recursos para que atividades criativas sejam feitas, mas ao longo do trabalho iremos criar mais atividades dinâmicas (com utilização de outros materiais) para que as crianças se interessem mais e é lógico os deveres escolares elas sempre estarão realizando.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Hora da leitura

Onde e quando a atividade foi realizada - A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 15/09 numa segunda-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Carolina da Silva e Mayra Vieira juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
-Temos como objetivo de estar ajudando as crianças e suprindo certas necessidades, aumentando suas visões sobre o mundo, com a realização de leituras.
O que aconteceu
- Ao chegarmos, encontramos crianças dispersas, resolvemos acalma-lás ensinando os para-casas, observamos a grande dificuldade na aprendizagem e na leitura. Então pegamos livros e começamos a ensinar como se lê.
O que alcançaram
- Percebemos que o esforço de alguns eram enormes, enquanto outros estavam dispersos brincando. Notamos sérias dificuldades em questão de concentração e o conhecimento básico em português, como leitura. A maioria das crianças se interessaram pela leitura.
Avaliação
- Gostamos bastante do resultado final, pois grande parte das crianças estavam melhor na leitura e se mostraram interessados em aprender mais. É nessas horas que vemos que a presença dos pais é importante, pois se tivéssemos a ajuda deles seria bem mais fácil ensinar, e também ajudaria a criança a tomar suas próprias decisões e a deixaria mais incentivada para estar sempre buscando desde cedo o melhor. Pena que a maioria das crianças não podem contar com tal apoio/ajuda.

domingo, 14 de setembro de 2008

Seja você também um voluntário!
Qualquer tipo de doação e ajuda fazem a diferença.
No momento a prioridade da instituição seria a arrecação de alimentos. Se você pode nos ajudar, seguem os dados da instituição:

Rua Poranga, nº127
Bairro Ipanema
Tel: 3416.64.55
Desde já agradecemos!

sábado, 13 de setembro de 2008

Os Mandamentos do Voluntário:

1. Todos podem ser voluntários
Não é só quem é "especialista" em alguma coisa que pode ser voluntário. Todos podem participar e contribuir: o que cada um faz bem pode fazer bem a alguém. O que conta é a motivação solidária, o desejo de ajudar, o prazer de se sentir útil.

2. Voluntariado é uma relação humana, rica e solidária
Trabalho voluntário não é uma atividade fria, racional e impessoal. É contato humano, é relação de pessoa a pessoa, oportunidade para se fazer novos amigos, intercâmbio e aprendizado.

3. Trabalho voluntário é uma via de mão dupla: o voluntário doa e recebe
Voluntariado não tem nada a ver com obrigação, com coisa chata, triste, motivada por sentimento de culpa. Voluntariado é uma experiência espontânea, alegre, prazerosa, gratificante. O voluntário doa sua energia e criatividade mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

4. Voluntariado é ação
O voluntário é uma pessoa criativa, decidida, solidária. Não é preciso pedir licença a ninguém antes de começar a agir. Quem quer, vai e faz. Claro que quando a ação se dá no interior de uma instituição - como uma escola, uma biblioteca ou um hospital - a contribuição do voluntário deve estar bem articulada com as necessidades e procedimentos da entidade que o recebe.

5. Voluntariado é escolha
As formas de ação voluntária são tão variadas quanto as necessidades da comunidade e a criatividade do voluntário. Durante muito tempo o voluntariado no Brasil se concentrou na área de saúde e no atendimento a pessoas carentes. A ajuda a pessoas em dificuldade é fundamental, mas, hoje em dia, abrem-se também novas oportunidades nas áreas de educação, atividades esportivas e culturais, proteção do meio ambiente, luta contra a violência etc. Cada necessidade é uma oportunidade de ação voluntária. Basta olhar em volta e dar o primeiro passo.

6. Voluntariado é compromisso
Cada um contribui, na medida de suas possibilidades, com aquilo que sabe e quer fazer. Uns têm mais tempo livre, outros só dispõem de algumas poucas horas por semana. Alguns sabem exatamente onde ou com quem querem trabalhar. Outros estão prontos a ajudar no que for preciso, onde a necessidade é mais urgente. Cada compromisso assumido, no entanto, é para ser cumprido. Uma pequena ação bem feita tem muito valor. Nada é mais decepcionante do que prometer e não ser capaz de realizar.

7. Cada um é voluntário a seu modo
Alguns são capazes individualmente de identificar um problema, arregaçar as mangas e agir. Outros preferem atuar em grupo. Grupos de vizinhos, de amigos, de estudantes ou aposentados, de colegas de trabalho que se mobilizam para ajudar pessoas e comunidades. Por vezes é uma instituição inteira que se mobiliza, seja ela um clube, uma igreja, uma entidade beneficente ou uma empresa. No voluntariado é assim: não há fórmulas nem receitas a serem seguidas.

8. Voluntariado é uma ação duradoura e com qualidade
O voluntariado não compete com o trabalho remunerado nem com a ação do Estado. Sua função não é tapar buracos nem apenas compensar carências. Uma sociedade participante e responsável, capaz de agir por si mesma, não espera tudo do Estado. Assume também a sua parte sem abrir mão de cobrar dos governos aquilo que só eles podem fazer.

9. Voluntariado é uma ferramenta de integração social
Compartir alegria e aliviar o sofrimento de outros, melhorar a qualidade de vida em comum é um direito de todos. Todos têm o direito de ser voluntários. Os jovens, as pessoas portadoras de necessidades especiais, os aposentados e os idosos têm muito a contribuir com seus valores, experiência e criatividade. Assegurar a todos o direito de ser voluntário significa construir uma sociedade mais tolerante com as diferenças, mais solidária e unida.

10. No voluntariado todos ganham:
o voluntário, aquele com quem o voluntário trabalha, a comunidade.Ao mobilizar energias, recursos e competências em prol de ações de interesse comum, o voluntariado combate a indiferença, a discriminação e a exclusão social, fortalece a solidariedade e a cidadania, reforça o pertencimento de todos a uma mesma sociedade. Ajudando aos outros, ajudamos a nós mesmos e a todos.


Fonte: www.andi.org

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Entendendo sobre o trabalho voluntário
O trabalho voluntário é aquele que é praticado por pessoas que são movidas pelos valores humanos, e de forma solidária doam parte de seu tempo e trabalham em busca do bem estar social.
Esse trabalho é muito importante, pois as pessoas necessitam do nosso apoio e carinho.
Ajudar as pessoas é muito fácil, basta escolher uma instituição , pensar sobre algo que você possa fazer e começar a agir.
Além de estar auxiliando ao próximo com esse trabalho, isso nos proporciona prazer e conhecimento, somando em uma paz interior que é consequência das nossas atitudes humanitárias.
Podemos concluir que ser voluntário é ser humano, pois é aquele que utiliza de sua inteligência e capacidade para alcançar um mundo melhor, basta querer e acreditar, pois a energia que move a mudança já está no coração do homem.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Brincadeiras !!!

E como ninguém é de ferro...

Auxiliando as crianças

Onde e quando a atividade foi realizada - A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 11/09 numa quinta-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Jaciene Flávia e Mayra Vieira, junto com as crianças e funcionários.
Finalidade da atividade
- Essa atividade teve como objetivo, para que auxiliarmos as crianças nas tarefas escolares, pois percebemos que muitas crianças encontram dificuldades para a realização dos deveres.
O que aconteceu -Aconteceram brincadeiras, ajudamos as
crianças no deveres escolares, conversamos bastante, enfim estamos nos
aproximando delas cada vez mais.
O que alcançaram
- Obtivemos um resultado melhor durante a realização dos deveres, percebemos que algumas crianças estão se esforçando mais, só que mesmo assim existem aquelas com dificuldades e muitas vezes preguiça.
Avaliação
- Podemos perceber que as crianças são muito carentes em todos os aspectos. Muitas encontram com um baixo nível em aprendizagem, mais estamos nesse trabalho é para acolhermos e para tentarmos organizar melhor o local juntamente com as pessoas que trabalham lá, pois estamos todos unidos em um só objetivo.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Monitoria e Atividades

Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 10/09 numa quarta-feira.
Quem participou do encontro
- Somente a aluna Mayra foi a esse encontro, junto com as crianças e funcionários.
Finalidade da atividade
- Como não havia ninguém para olhar as crianças no horário, a aluna ficou responsável pela monitoria do lugar.
O que aconteceu
- Ajudou às crianças nas atividades escolares.
O que alcançaram
- Todos ficaram concentrados e realizaram suas atividades normalmente
Avaliação
- Alguns começam a entender os objetivos do trabalho, porém ainda temos problemas com a disciplina de algumas crianças.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Estudos!!!


Todos os dias, existe um horário reservado para os estudos.
Nosso grupo pode observar que as dificuldades são inúmeras. Sabemos que a condição de vida dessas crianças não favorece para o aprendizado, mas vemos também que as escolas são totalmente despreparadas para o acompanhamento individual de alunos.
Temos casos de crianças na 4ªsérie do ensino fundamental que não sabem ler.
É necessária uma mudança imediata! Temos que olhar pelas nossas crianças.

Interação

Onde e quando a atividade foi realizada - A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 09/09 numa terça-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Jaciene Flávia e Lucas Luiz, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
- As atividades serviram para nos aproximarem das crianças, além de ajudarmos nas tarefas escolares, organizar o lazer e auxílio durante a distribuição da refeição.
O que aconteceu
- Foram realizados deveres escolares, brincadeiras e aula de computação.
O que alcançaram
- Com a realização das atividades usando disciplina e um humor moderado conseguimos nos aproximar das crianças e até começando uma amizade, tomando muitas vezes o papel dos irmãos que não estão presentes.
Avaliação - Foi uma atividade acima de tudo muito alegre, onde nos sentimos muito bem em passar conhecimento e adquiri-lo também. Mas podemos melhorar ainda mais nessa questão da disciplina, pois as crianças até mesmo pela ausência dos pais em sua infância ainda não estão acostumados a seguir regras impostas por nós e outros voluntários.

Comemoração do Aniversário da Irmã Lúzia

Onde e quando a atividade foi realizada - A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 09/09 numa terça-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Carolina da Silva, juntamente com os alunos e funcionários do local. Finalidade da atividade
- Neste dia a aluna ficou encarregada de entreter as crianças enquanto a Irmã Lúzia almoçava junto com amigos e familiares.
O que aconteceu
- Houve um entrosamento maior das crianças com a aluna. As crianças fizeram os deveres de casa, roda de leitura, brincadeiras...
O que alcançaram
- Aconteceu uma roda de leitura, onde a
maiorias das crianças estavam presentes, após a leitura fomos brincar e em seguida todos foram fazer os deveres de casa.
Avaliação
- Este dia foi bem proveitoso e cansativo, a única coisa que tenho que mudar é a forma de disciplinar as crianças, sendo mais rígida e enérgica. Foi muito bom porque as crianças a cada dia que passa se soltam mais e acabam nos vendo como mais que simples pessoas, e sim como amigos ou até irmãos.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Na foto acima, da esquerda para direita: Lucas, Jaciene, Madalena ( Voluntária na cozinha), Lucia ( Prof. Voluntária de Informática) e a Vaneide ( Professora Voluntária ).


Hora do Para-Casa:










( Carolina e Mayra auxiliando nos exercicíos)






Entrosamento com as crianças

Onde e quando a atividade foi realizada-
A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 08/09 numa segunda-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Carolina da Silva e Mayra Vieira juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
.- Quando chegamos nos deparamos com crianças ainda um pouco assustadas e apreensivas com nossa presença, com isso fizemos brincadeiras em grupo podendo analisar mais profundamente a personalidade de cada uma das crianças.
O que aconteceu
- Realizamos auxílio nos deveres, pois percebemos muitas dificuldades de aprendizado encontradas pelas crianças.
O que alcançaram
-Observamos que muitas crianças são carentes de atenção, estudo, educação e principalmente disciplina. Tendo que várias vezes agir com pulso firme e rígido para impor as regras. Fora essas pequenas eventualidades, desenvolvemos projetos como ensinar deveres escolares para as crianças e conversarmos com elas para entendermos o porquê de algumas atitudes violentas.
Avaliação
-Por fim essas atividades foram muito gratificantes, nos mostraram como crianças simples e humildes lidam com problemas às vezes considerados por nós exorbitantes, já para eles são fatos corriqueiros, diários. Para o próximo dia, entramos em um consenso e vamos melhorar na questão da paciência e renovar nas brincadeiras, deixando-a mais atrativa e interessante.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Dia de leitura e brincadeiras
Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 05/09 numa sexta-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Carolina da Silva e Mayra Vieira, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
- Essa teve como objetivo de desenvolver o hábito de leitura e entreter as crianças, já que na sexta não há deveres escolares.
O que aconteceu
- Lemos um livro chamado: "Alice no país das maravilhas". Organizamos a brincadeira da "cobra-cega".
Alunos brincando junto com a Mayra.
O que alcançaram
- Foi obtido resultado como a atenção das crianças.
Avaliação
-O único ponto negativo é ainda a indisciplina, porém estamos nos relacionando muito bem com as crianças.
-> Dia 04/09


O primeiro contato aconteceu no dia 04/09. Nesse dia o grupo divido em duas duplas foi apresentada aos colaboradores e às crianças da Instituição.

Podemos perceber que há muito o que fazer pelas crianças, e à Irmã Luzia, a diretora da Instituição.
Conversamos muito com as voluntárias do local.
Realizamos algumas brincadeiras, e na parte da tarde
ajudamos nos ´´para-casas´´.
Por falar nisso, essa é uma exigência para que os pais deixem os filhos lá! Todos têm que estar estudando.
Existem no local alguns computadores e nem todos funcionam, pretendemos ajudá-los nessa questão...
-> 05/09

No dia 05/09, fizemos outra visita. Continuamos dividos em duas duplas.
O primeiro horário é feito pela Mayra e pela Carolina, e o segundo pela Jaciene e pelo Lucas.
Fizemos leitura de histórias, combinamos que na
próxima sexta veremos filmes e comeremos pipoca!
Como na sexta, as crianças não têm atividades de escola, usaremos como um dia para lazer. Porém as aulas de informatica com a Prof. Lúcia, continuarão!




Dia de lazer

Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 05/09 numa sexta-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Jaciene Flávia e Lucas Luiz, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
- Essa atividade realizada na sexta, tem como objetivo um dia da semana em que as crianças tiram para brincadeiras e atividades voltadas para o lazer, pois na sexta-feira elas não têm deveres escolares para fazer.
O que aconteceu
- Nesse dia foram realizados diversos tipos de brincadeiras a comando dos voluntários e as crianças divertiram-se também com a utilização dos computadores para jogos.
O que alcançaram
- Os resultados alcançados na realização das atividades foram uma relação melhor entre voluntários e crianças (maior aproximação) e uma diversão das crianças obtidas a partir de varias brincadeiras.
Avaliação
- Foram importantes e bem interessantes essas atividades realizadas, as crianças puderam se relacionar mais com os voluntários, tiveram um dia mais tranqüilo, mas há muitos aspectos a serem melhorados, por exemplo, os materiais utilizados não são suficientes, procuraremos ajudá-los nessa questão e também criar atividades dinâmicas nas sextas, como a realização de trabalhos com garrafas pets, "sessão cinema", etc...

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Início do trabalho
Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 04/09 numa quinta-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Jaciene Flávia e Lucas Luiz, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
- A atividade teve o objetivo de um encontro inicial. Houve o primeiro contato entre os alunos e o pessoal da instituição.
O que aconteceu
- Começamos a realizar o trabalho, auxiliando as crianças com os deveres de casa, conversas e brincadeiras.
O que alcançaram
- Os resultados alcançados inicialmente foram de um trabalho bastante interessante e houve muita interação com as crianças e funcionários. Mas podemos perceber a carência do local em muitos aspectos, como dificuldade de algumas crianças nos deveres escolares, carência de alimentos. Pudemos perceber também que há uma falta de disciplina por parte de algumas crianças.
Avaliação
- Essa primeira experiência foi muito legal e importante para darmos uma arrancada da realização desse trabalho. Será importante todo nosso apoio a essas crianças necessitadas, iremos ajudá-las na questão em terem dificuldade de aprendizado, e faremos todos os tipos de arrecadações, principalmente de alimentos que é a prioridade. Também temos planos para consertar alguns computadores estragados, pois eles são indispensáveis para que as crianças tenham uma aula de informática com a Prof.ª Lúcia.
Apresentação do grupo aos membros
Onde e quando a atividade foi realizada
- A atividade foi realizada na Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, no dia 04/09 numa quinta-feira.
Quem participou do encontro
- Participaram desse encontro Carolina da Silva e Mayra Vieira, juntamente com os alunos e funcionários do local.
Finalidade da atividade
- A atividade teve como objetivo de conhecer o local e nos integramos a nós mesmos.
O que aconteceu
-Fomos apresentados às crianças; conversamos; conhecemos as instalações e iniciamos algumas brincadeiras.
O que alcançaram
- Podemos conhecer as necessidades do local.Horário de lanche dos alunos
Avaliação
- Foi um dia produtivo, onde vimos o que poderíamos desenvolver no local.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008



Em 2004 foi fundada a Casa de apoio a Criança e ao Adolescente, que pertence ao conselho particular São João Bosco, da sociedade São Vicente de Paula.


Esta instituição dá assistência a famílias carentes e colabora para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, onde elas recebem ajuda nas tarefas escolares, alimentação, lazer, computação, artes e outras atividades.

A casa de apoio acolhe 40 crianças, de 6 a 14 anos sendo dividido em dois turnos (manhã e tarde), onde funciona das 7:00 às 17:00 horas. O trabalho voluntário à instituição é fundamental e indispensável para o seu desempenho, pois no momento ela não possui convênio com a prefeitura.




Projeto a ser desenvolvido

O projeto interdisciplinar melhorando o mundo tem como objetivo estimular a solidariedade e para desenvolvermos nossa consciência moral e cidadã.
O grupo escolheu uma instituição não-governamental, criada pela Irmã Lúzia. Logo nas primeiras visitas podemos perceber que o local tem muitas necessidades!
Como a instituição sobrevive de doações, os voluntários são de grande importância.
O grupo tem como prioridades:
- arrecadação de alimentos;
- estímulo aos estudos;
- acompanhamento individual, visando suprir as necessidades de cada criança; - consertar os computadores estragados;
- arrecadação de outras doações: livros, roupas, brinquedos, etc...
Este trabalho tem como objetivo olharmos para o mundo com mais atenção e carinho, não fechando nossos olhos aos problemas sociais, e desenvolvermos nossa consciência moral e cidadã. Lutando sempre para alcançarmos um mundo melhor, queremos cada vez aprimorar esse trabalho voluntário, que para nós é muito mais que qualquer simples projeto, mas sim um trabalho que pretendemos desenvolver utilizando de tudo o que estiver ao nosso alcance para que essa belíssima ação faça a diferença na vida dessas crianças.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Apresentação dos Voluntários


Da esquerda para direita: Mayra Vieira (nº30), Lucas Luiz (nº25), Jaciene Flávia (nº18), Carolina da Silva (nº09).